sexta-feira, 19 de julho de 2013

Samba de Terreiro: Patrimônio Imaterial



Abordar a música e dança como fonte não é algo fácil. Isso ocorre porque a música não é estática pelo contrario, ela é composta por uma ideia que durante sua difusão torna-se uma interpretação particular por aqueles que as recebem. A música aborda o contexto social, a cultura presente neste contexto, política e vários sentimentos. Quando se fala de uma determinada canção temos conhecimento que a mesma torna-se diferente para cada ouvinte. Em alguns casos trazem alegrias, tristezas, saudosismo, histórias.
Com o samba não é diferente. A dança e música cantada expressavam inicialmente (quando ainda não eram denominadas como samba) inúmeros questionamentos e expressavam diversas situações.

O samba tem sua origem africana recriado no Brasil por africanos através dos batuques e danças consideradas atualmente como danças sacralizadas ou cantos de protestos. O samba sofre alterações no decorrer dos anos sendo recriados por descendentes destes africanos muitos deles migrados da Bahia e fortemente praticadas nos bairros do Rio de Janeiro como é o caso da Cidade Nova, Madureira e Oswaldo Cruz[1]. É neste processo que o samba apresentou modificações rítmicas, passando de um sincronismo inicial com outros ritmos como o maxixe para.




...o samba-de-breque, samba-exaltação, samba-de-terreiro, samba-enredo, sambalanço, samba-de-quadra, sambalada, samba-chulado, samba-raiado, samba-coco, samba-choro, samba-canção, samba-batido, samba-de-partido-alto e samba de gafieira (DICIONÁRIO CRAVO ALVIN, s/d). 

Atualmente o samba tem varias vertentes. Conforme a patrimonialização do samba como patrimônio imaterial no Brasil que ocorreu no dia 20/11/2007, com o nº do Processo 01450.011404/2004-25 foi relatado suas diferenciações exposta da seguinte forma: Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo.

Em particular o samba de Partido que é o objeto do meu estudo surge no .....




1 Disponível em: Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II – Danças e ritmos tradicionais brasileiros http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/Apostilas/PDFs/7ano_09_Dancas%20e%20ritmos%20brasileiros.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário